Liga Sustentável CDL

No dia 02 de agosto de 2019 estiveram presentes na Secretaria de Educação de Rio Negrinho representantes da CDL para entregar os kits para as escolas inscritas no Concurso da CDL na Escola.

Sobre O CONCURSO:

Em 2019, a Liga mais amada do Brasil está de volta em uma temporada multiplataforma inédita com o tema “Biodiversidade”. Na TV e nas Redes Sociais, nossos heróis estreiam três episódios envolvendo temas como tráfico de animais, desmatamento e agrotóxicos em exagero. Uma das grandes novidades deste ano, é o lançamento do gibi “Liga Sustentável em Defesa da Biodiversidade”. Nesta aventura, Doutor Imundo entra em cena para sequestrar Papão, diversas espécies da Mata Atlântica e, para piorar, constrói uma barragem altamente poluente prestes a se romper. 

Nesta missão, a FCDL/SC conta com o apoio das CDLs para promover a educação ambiental para resguardar o equilíbrio ecológico tão necessário à nossa sobrevivência. O concurso CDL na Escola este ano traz o tema “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”. Todos os alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Santa Catarina podem participar. Os do 1º ao 5º anos na categoria desenho, e os do 6º ao 9º anos em redação.

CRONOGRAMA

Data e Acontecimento:

Até 14/06/2019 – As CDLs devem se reunir com as Secretarias Municipais de Educação, a fim de firmar uma parceria visando à adesão dos alunos da rede no concurso de educação ambiental.

21/06/2019 – As Secretarias Municipais de Educação deverão informar às CDLs a relação de quantas e quais escolas irão participar do Concurso, incluindo o número estimado de alunos inscritos em cada categoria e o nome das respectivas unidades de ensino.

Até 01/07/2019 – As CDLs aderentes deverão realizar a inscrição por meio do site: ligasustentavel.com.br, na aba Inscrição CDL, onde deverão preencher o formulário com a relação de quantas e quais escolas (nomes) de sua abrangência (município) e número de alunos que irão participar do Concurso em cada categoria (Desenho e Redação).

A partir 15/07/2019 – FCDL/SC disponibilizará gratuitamente o material necessário para a realização do Concurso às CDLs, que, por sua vez, os encaminharão/disponibilizarão para as respectivas Secretarias Municipais de Educação fazerem a distribuição nas escolas.

Até 15/09/2019 – Elaboração das redações e desenhos na sala de aula.

Até 30/09/2019 – Seleção da melhor Redação e melhor Desenho pela escola, mediante constituição de comissão julgadora, com entrega dos trabalhos na Secretaria Municipal de Educação.

Até 11/10/2019 – A Secretaria Municipal de Educação fará o julgamento dos trabalhos em conjunto com a CDL local para a eleição dos trabalhos vencedores (um Desenho e uma Redação) da fase municipal do Concurso e que representarão o município na fase estadual. Uma comissão julgadora deve ser formada por representante da Secretaria, da CDL local e de um representante do Sicoob, sempre que possível.

Até 25/10/2019 – Os trabalhos selecionados serão enviados pelas CDLs para a FCDL/SC. A Redação selecionada deve vir manuscrita pelo próprio aluno, na folha com o logotipo da FCDL/SC e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), junto com a ficha de inscrição do aluno. O Desenho deverá ser feito em folha A4, cor branca, anexado à ficha de inscrição. Antes de enviar para a Federação, os trabalhos que representarão o município na fase estadual do concurso (apenas um de cada modalidade), a CDL deverá guardar uma cópia de cada modalidade finalista.

Até 30/10/2019 – A FCDL/SC deve enviar a premiação dos vencedores municipais composta por uma mochila e material escolar.

Até 08/11/2019 – A comissão julgadora selecionará, entre os trabalhos recebidos das CDLs, os cinco melhores desenhos e as cinco melhores redações que serão destacados como vencedores estaduais.

A premiação dos vencedores estaduais deve ser enviada até 28.11.2019.

PREMIAÇÃO

O Recicla CDL na Escola tem dois níveis de premiação: fase municipal, sendo escolhido um representante na categoria desenho e outro na categoria redação. Para estes vencedores, a FCDL/SC enviará gratuitamente às CDLs um kit contendo mochila e material escolar. Já na fase estadual serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade. A premiação é um tablet para o aluno e seu professor orientador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *